quarta-feira, 7 de março de 2012

Os saguis do Parque Ecológico Córrego Grande

Este grupo pode crescer e promover desequilíbrio entre as relações ecológicas no parque

Os saguis são pequenos primatas pertencentes a uma família de macacos chamada Callchichidae. Vivem em grupos não muito grandes, de até 10 a 15 macacos. Geralmente têm apenas um parceiro por vez, dão a luz a gêmeos e o cuidados dos filhotes é feito pelo grupo. Em Florianópolis, podemos observar sagui-do-tufo-preto, sagui-do-tufo-branco, sagui-da-cara-branca e o sagui-de-wled.

Em 2009, Nakamura pesquisou a relação entre humanos e os saguis no Parque Córrego Grande. Os saguis pertencentes ao gênero Callithrix, e por serem pequenos, não são fonte alimentar para pessoas, mas são procurados como mascotes.

No Parque Ecológico do Córrego Grande, o mais encontrado é o sagui-do-tufo-preto, também conhecido como sagui-do-cerrado. Vivem nos estados do Maranhão, do sudeste do Piauí até o norte de São Paulo, na maior parte da Bahia, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal. Pela destruição crescente do cerrado, os saguis-do-tufo-preto podem estar naturalmente se mudando para regiões de Mata Atlântica.

Saguis vivem em grupos familiares estendidos de até 15 indivíduos, são territorialistas, e despendem grande parte do dia em atividades relacionadas à alimentação - são insetívoros e frutívoros, e podem privilegiar o consumo de goma. “A prática de alimentar animais silvestres pode interferir no seu comportamento, na sua nutrição e até mesmo na reprodução” ressalta a Bióloga do DEPEA, Silvane Dalpiaz.

A equipe de Educação Ambiental tem intensificado as intervenções junto aos visitantes e solicita a todos que possam colaborar não trazendo alimentos para os saguis e cooperar na disseminação desta informação.







Dúvidas sobre os saguis do Parque


  • Como chegaram em Florianópolis?

Acredita-se que os saguis vieram para cá por tráfico de animais, em especial pelo transporte ilegal de espécies silvestres e soltura proibida dos bichos.


  • Quantos moram no Parque?

É um tanto difícil ter um número exato, mas sabe-se que existem pelo menos 4 grupos de saguis no Parque.


  • O que os saguis comem?

Os saguis adoram insetos, goma de árvores, frutos. Eles podem se alimentar também de pequenos vertebrados, mas não são grandes responsáveis por acabar com ovos de aves. Estudos mostram que entre locais onde há baixa presença de saguis, a predação de ovos de aves foi em média maior que nas áreas sem esses primatas.


  • Por que não devo dar comida para eles?

Os animais ficam dependentes da comida fácil e não praticam mais a procura de alimento em grupo, que é muito importante para o convívio entre saguis. Ao alimentar um animal silvestre, podemos interferir no seu comportamento, na sua nutrição e reprodução. Além disso, por sermos parentes bem próximos dos macacos, podemos transmitir doenças a eles ou pegarmos doenças. Eles também passam a se arriscar por comida de comedouros domésticos, podendo se envolver em grandes acidentes, como choques em fios de alta tensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário