terça-feira, 26 de outubro de 2010

Esta é a Harolda o jacaré fêmea do papo amarelo do Parque Ecológico do Córrego Grande com seu filhote nas costas.
Este jacaré escolheu o Parque Ecológico do Córrego Grande como sua moradia! isso mesmo, escolheu!
Nos limites do terreno do parque existe um córrego que  é o mesmo que passa em frente ao Shopping Iguatemi, desembocando no manguezal do Itacorubi, e foi daí que veio este jacaré, que conseguiu entrar no terreno do parque num dia em que choveu muito  e subiu o nivel da água do córrego.
Isto ocorreu no final do ano de 2008, já em 2009, todos tivemos uma grande surpresa, pois o Haroldo até então, já que ainda não se sabia o sexo do animal, sumiu retornando após alguns dias, onde foi  encontrado encima de um grande ninho de folhas secas no chão onde colocou 9 ovos.
Os filhotes nasceram no mês de abril do mesmo ano, mas dos nove filhotes, apenas um restou.
Enquanto filhotes os jacarezinhos são do tamanho de lagartixas, presa facil para alguns animais como as garças que visitam o lago do parque frequentemente para pescar. O fato é que muitas destas pescas resultaram na pesca dos filhotes e a mãe jacaré para não deixar por menos é claro também acabou por caçar algumas destas garças.
Alguns visitantes do parque presenciaram momentos como este e muitos ficavam horrorizados.
Nós como equipe de educação ambiental vimos  trabalhando para concientizar as pessoas que este local trata-se de um Parque ECOLÓGICO e não um zoológico ou algo do gênero. os animais que aqui vivem são na sua maioria silvestres e devem conservar seus hábitos silvestres,e na cadeia alimentar é realmente assim  presa e predador, não podemos interfirir neste ciclo natural, pois ele existe para equilibrar o ambiente, do contrário uma superpolução  de uma espécie ou outra poderia colocar em risco todo um ecossistema.
Hoje a Harolda  continua no lago do Parque junto com o unico filhote que sobreviveu e o seu cardápio tem sido os muitos peixes que tem neste lago, já que agora a dona garça não tenta mais pegar seu filhote já grandinho.

Talita Laura Góes
Educadora Ambiental/FLORAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário