quarta-feira, 20 de abril de 2011

CALIGEO e Coletivo UC da Ilha convidam:



GeoTrilhas:
Sucessão Ecológica e Exóticas Invasoras

A atividade, que faz parte do Projeto GeoTrilhas do Centro Acadêmico Livre de Geografia da UFSC, pretende debater e analisar os processos de Sucessão Ecológica, com enfase na Mata Ombrófila Densa, e relacionar estes processos com o avanço de espécies exóticas invasoras, principalmente o Pinus Elliottiis.

Esta edição do GeoTrilhas conta com a participação do Coletivo UC da Ilha, que está iniciando o Projeto Exóticas UC da Ilha. Com foco no Pinus Elliottiis e no Caramujo Africano, o projeto propõe o debate acerca das principais espécies invasoras da Ilha de Santa Catarina, com ações teóricas e práticas.

A atividade de campo será no Parque Municipal do Maciço da Costeira (PMMC) e vai ocorrer no sábado, dia 14 de maio de 2011, com inicio às 08:00h, no Laguinho da UFSC.

A caminhada de 4 horas (duas de subida, duas de descida) começa no antigo Caminho do Sertão, conhecido hoje como Rua Rosa, no bairro Pantanal. Adentramos no PMMC por uma trilha centenária, onde com certa facilidade podemos observar os diferentes estágios da sucessão vegetal que aos poucos vem recobrindo os morros do Maciço da Costeira, área que durante séculos foi utilizada comunalmente para cultivos e pastos tipicamente açorianos, e que à 16 anos foi transformada em Parque Municipal.

Espécies exóticas estão modificando os ecossistemas do Ilha de Santa Catarina e caracterizando os processos de Sucessão Ecológica. É necessário que se estabeleça agora o debate, com vistas às politicas públicas e aos projetos de controle que se sucederão. Durante o percurso de ida e volta até o Morro da Antena é possível que outros assuntos venham a tona, como: especulação imobiliária, efetividade das Unidades de Conservação, Condução Ambiental Local, entre outros.

Previsão de chegada no asfalto às 18:00 horas. É recomendado o uso de roupas confortáveis, que as pessoas levem lanches e frutas, portem maquinas fotográficas e tenham disposição para a caminhada, que não é difícil, porém longa. Não é necessária inscrição e não tem limite de participantes.

Conheça o Projeto GeoTrilhas e demais atividades do CALIGEO em:

Conheça o Projeto Exóticas e demais atividades do Coletivo UC da Ilha em:

Postado por Talita

Nenhum comentário:

Postar um comentário