domingo, 13 de novembro de 2011

"Transformações da Cobertura Vegetal do Parque Ecológico Municipal Professor João David Ferreira Lima e sua importância como área verde para Florianópolis-SC"

 Em julho deste ano a Educadora Ambiental Talita Laura Góes defendeu  o seu Trabalho de Conclusão de curso  sobre o Parque Ecológico do Córrego Grande, focando as transformações que ocorreram na paisagem do local , historiando a área de estudo desde à época em que esta era uma chácara de produção de leite, passando pela transformação em horto florestal com plantios de pinus e eucaliptos para reflorestamentos, chegando a década de 90 onde em 1994  se torna Parque Ecológico  até os dias atuais.
Neste trabalho támbém é abordado o conceito de "ilha biogeográfica", pois o parque é um pequeno fragmento florestal  em meio a urbanização crescente do bairro e cidade em que está inserido. Apesar disso  o parque serve como corredor ecológico abrigando exemplares de fauna e flora  silvestre, que vem cada vez aumentando mais com a recuperação da área com mata nativa. A proximidade do parque com duas unidades de conservação municipais ( Parque municipal do maciço da costeira e Parque Municipal do manguezal do itacorubi) torna esse fragmento ainda mais importante.
O trabalho se encontra disponivel na biblioteca da UFSC e pode ser acessado em modelo digital atraves do link: http://tcc.bu.ufsc.br/Geografia296840.PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário