quinta-feira, 15 de março de 2012

Fotografias retratam tradições presentes tanto na Ilha de Santa Catarina quanto no Arquipélago de Açores


Exposição em comemoração ao aniversário de Florianópolis estabelece paralelo cultural entre os costumes da Ilha de Santa Catarina e da Ilha Terceira, nos Açores.
       De 07 de março a 27 de abril, o Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos apresenta a exposição Ilha Terceira/Ilha de Santa Catarina: Um paralelo iconográfico, com 30 imagens do século passado, aliadas a textos descritivos. As fotos mostram costumes, tradições e o folclore, além de aspectos da arquitetura açoriana presentes tanto na Ilha Terceira, nos Açores, quanto na Ilha de Santa Catarina. A pesquisa e curadoria ficam por conta de Paulo Ricardo Caminha, atual vice-presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Florianópolis
O Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos organiza esta exposição no mês de março para comemorar o aniversário da cidade de Florianópolis, mostrando que mesmo com mais de 260 anos da chegada dos açorianos, ainda mantemos uma herança cultural muito forte que nos liga diretamente ao Arquipélago dos Açores. Nesta exposição os visitantes podem comparar imagens da Ilha Terceira com a Ilha de Santa Catarina em aspectos como: festa do divino, arquitetura civil, rural ou militar, cais e portos, artesãos, etc.
Desde 1988, Paulo Caminha realiza pesquisa e recolha de documentos e imagens da antiga cidade, e hoje possui um importante acervo iconográfico tanto da Ilha de Santa Catarina quanto da Ilha Terceira, nos Açores. Sua coleção é, hoje, o maior acervo fotográfico particular com temática açoriana fora do arquipélago português, e um dos mais importantes da cidade de Florianópolis.

Matheus Moreira Moraes
Estagiário de Comunicação da SeCArte
Informações: 37218729 e 99110524


SERVIÇO:
O quê: Exposição ILHA TERCEIRA/ILHA DE SANTA CATARINA: Um paralelo iconográfico
Local: Espaço Cultural do NEA – UFSC
Período: 07de março a 27 de abril de 2012
Visitação: 2ª a 6ª Feira das 9 as 12 e das 14 às 17 horas

Promoção: Universidade Federal de santa Catarina
Secretaria de Cultura e arte
Realização: Núcleo de estudos Açorianos/UFSC
Apoio Cultural: Direcção Regional Comunidades/Presidência Governo Açores
Agecom-UFSC
Informações: Paulo Caminha (048)9919.3886
Joi (48)3721.8605 ou joi@nea.ufsc.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário