sexta-feira, 27 de abril de 2012

Ações de Educação Ambiental no município geram resultados


Educação Ambiental + Guardiões Ambientais = Liberdade

Hoje é um dia muito feliz para a equipe de Educação Ambiental da FLORAM, foram entregues espontaneamente espécimes da fauna silvestre: um tico-tico, dois sabiás coleira, dois sabiás brancos uma gaivota, um tiziu e dois cagádos; da fauna exótica um periquito australiano. Os animais eram mantidos em cativeiro por uma família no bairro Chico Mendes

A história:

No ano passado aconteceu o projeto guardiões ambientais promovido pela FLORAM, com alunos do CEDEP, na comunidade Chico Mendes. Entre os alunos, tornaram-se guardiões ambientais, um menino que tinha em sua casa alguns animais de estimação.
O interesse sempre foi o cuidado, a exemplo da gaivota que estava com a família havia cinco anos. A mãe do menino contou que, na época, algumas crianças haviam quebrado a asa da mesma a pedradas. Seu filho interferiu, levando a ave para a casa e solicitando que a mãe cuidasse desta. Desde então, ela convivia com a família.
No entanto, a partir da conscientização em relação ao ambiente através da realização do Curso de Guardiões Ambientais, o menino levou os ensinamentos da equipe de educação ambiental para a sua casa.

O final:

Na manhã do dia 25 de abril, o pai desde menino, ligou para a equipe de Educação Ambiental da FLORAM, e comovido contou que o filho trouxe a consciência ambiental para a família. Assim, decidiram que todos os animais mantidos em casa, deveriam voltar ao seu ambiente natural. O que aconteceu no dia 26 de abril por intermédio da equipe de Educação Ambiental da FLORAM.
Os animais foram levados para o CETAS, no Parque Estadual do Rio Vermelho, onde passaram por uma avaliação, tratamento e acompanhamento até poderem ser reintroduzidos no meio natural.



Nenhum comentário:

Postar um comentário