quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Fauna e Flora do PECG

Depois da chuvinha do dia de hoje,os animais  do Parque Ecológico do Córrego Grande saíram de seus ninhos e tocas para aproveitar os raios solares que retornaram entre nuvens. 

Palmeira Leque

Entre eles a Jacaré-de-papo-amarelo (Harolda) moradora ilustre do Parque resolveu lagartear um pouco juntamente com os cágados. 

Jacaré-de-papo-amarelo
Jacaré-de-papo-amarelo

Cágados

O Pau-jacaré é uma árvore nativa que leva este nome devido ao seu tronco  escamado com aparência semelhante ao do jacaré.


Pau-Jacaré
Aracuãs e gralhas azuis puseram-se a voar de um lado para o outro. 


Aracuã



Gralha Azul




Também marcou presença a Garça moura que tem se tornado uma visitante frequente no lago dos jabutis para sua diária pescaria. 


Garça moura
Outro visitante que resolveu confraternizar com os outros animais foi o Tapicuru, ave que tem aparecido com frequência em diversas partes da Ilha de Santa Catarina.


Tapicuru

As plantas  revigoraram após a chuva e especialmente nesta época do ano merece destaque a Paineira que tem dispersado com o vento a sua paina ( um tipo de algodão) por todos os cantos do parque.

Paineira












Paineira






















As Azaleias também estão todas floridas embelezando ainda mais este pequeno fragmento de floresta situado no meio urbano.


Azaleia

A embaúba é uma árvore conhecida pela simbiose com as formigas, onde a árvore serve de abrigo para as formigas por ter o tronco oco e também fornece  alimento através da sua seiva para os animais , e estes em troca fazem a defesa de seu tronco

Embaúba

Não podemos esquecer de mencionar também o Pau-brasil que hoje estava com sua seiva vermelha escorrendo e era possível observar as abelhas mirins em seu tronco.

Pau-brasil e abelha mirim




Talita Góes
Educadora Ambiental










Nenhum comentário:

Postar um comentário