O objetivo do Recicla Bem Floripa é auxiliar e conscientizar lojistas sobre a forma correta de separação, acondicionamento e disponibilização para coleta dos resíduos sólidos
Evento de caráter inédito acontece, nesta terça-feira, dia 9, das 9h às 17h, no Centro Histórico de Florianópolis. Lojistas de todos os segmentos do comércio vão receber orientações e material didático sobre como proceder com os resíduos sólidos (lixo).
O Grupo Interinstitucional sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos para Florianópolis (GIRS), em conjunto com a prefeitura de Florianópolis promove o evento denominado “Recicla Bem Floripa, Centro Histórico”, com o objetivo de melhorar os indicadores de coleta, separação e tratamento dos resíduos recicláveis. Atualmente, devido ao alto índice de disposição incorreta, grande parte deste material é encaminhado ao aterro sanitário, com enormes perdas econômicas e ambientais.
Voluntários das diversas entidades que compõe o GIRS estarão orientando e capacitando diretamente cada lojista acerca da forma correta de separação, acondicionamento e disponibilização para coleta dos resíduos de toda natureza. Haverá stands com exposição das diversas formas de reciclar materiais orgânicos e secos. Associações de catadores também estarão presentes demonstrando as dificuldades que encontram com os resíduos mal segregados, e conscientizando sobre o valor destes resíduos, que geram emprego e renda. A COMCAP e a FLORAM também permanecerão prestando informações e distribuindo folhetos educativos. (...)
O GIRS é um grupo com cerca de 50 entidades representativas, públicas e privadas, que se dispõe a estudar, debater e encontrar soluções para a problemática dos resíduos sólidos da cidade de Florianópolis. (...) Outras edições deste evento deverão se repetir pelos próximos meses, promovendo com suas ações mudanças na forma como as pessoas enxergam o “lixo”, um aumento na geração de renda ao catador, uma destinação final adequada aos resíduos sólidos e uma transformação na paisagem do Centro Histórico de Florianópolis.
Fonte: Grupo Interinstitucional sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos para Florianópolis (GIRS)
Texto: Rui Iwersen.
Nenhum comentário:
Postar um comentário